RPG para crianças
Estudos revelam que a dor nas costas é um problema muito comum entre crianças e adolescentes até os 15 anos de idade, afetando meninos e meninas, principalmente em decorrência do sedentarismo e da má postura adotada durante as atividades diárias, como por exemplo:
- Má posição na cadeira durante os estudos ou na hora de comer;
- Peso excessivo de material escolar dentro da mochila;
- Má posição na cadeira ou sofá ao jogar vídeo game ou assistir televisão;
- Falta de atividades físicas;
- Hábitos sedentários, como passar muito tempo deitado.
Percebe-se que todos estes comportamentos são típicos durante a infância e a adolescência, o que justifica essa porcentagem alarmante de crianças com dores nas costas.
Outro agravante que também tem relação direta com problemas posturais e dores nas costas é a obesidade infantil, que infelizmente vem crescendo muito nos últimos anos, devido ao sedentarismo e a má alimentação.
Portanto, além de ser importante se policiar quanto à postura correta durante as atividades diárias, é imprescindível também a prática de atividades físicas, pois ajudam a fortalecer a musculatura e contribuem para o desenvolvimento adequado da coluna vertebral, que ajudam a prevenir as dores nas costas e outras possíveis patologias mais graves no futuro.
Entre essas patologias está a escoliose, uma deformidade que pode afetar a coluna vertebral em qualquer fase da vida, mas que aparece principalmente a partir dos dez anos de idade, tendo seu avanço associado ao estirão do crescimento.
Desta forma, detectar e tratar precocemente esta patologia torna mais fácil a correção e a estabilização da coluna durante a fase de crescimento, uma vez que a coluna ainda não está completamente estruturada, reduzindo assim as chances de uma possível cirurgia.
Dentro desse contexto, a RPG é indicada tanto para tratar algum problema postural ou patologia já existente, quanto para atuar na prevenção desses problemas.