41 3264-6311

41 99982-6677

Rua Sete de Abril, 830 - Alto da XV

Seg - Sex 8:00 - 19:00

Top
 

RPG para crianças

RPG para crianças

Estudos revelam que a dor nas costas é um problema muito comum entre crianças e adolescentes até os 15 anos de idade, afetando meninos e meninas, principalmente em decorrência do sedentarismo e da má postura adotada durante as atividades diárias, como por exemplo:

  • Má posição na cadeira durante os estudos ou na hora de comer;
  • Peso excessivo de material escolar dentro da mochila;
  • Má posição na cadeira ou sofá ao jogar vídeo game ou assistir televisão;
  • Falta de atividades físicas;
  • Hábitos sedentários, como passar muito tempo deitado.

Percebe-se que todos estes comportamentos são típicos durante a infância e a adolescência, o que justifica essa porcentagem alarmante de crianças com dores nas costas.

Outro agravante que também tem relação direta com problemas posturais e dores nas costas é a obesidade infantil, que infelizmente vem crescendo muito nos últimos anos, devido ao sedentarismo e a má alimentação.

Portanto, além de ser importante se policiar quanto à postura correta durante as atividades diárias, é imprescindível também a prática de atividades físicas, pois ajudam a fortalecer a musculatura e contribuem para o desenvolvimento adequado da coluna vertebral, que ajudam a prevenir as dores nas costas e outras possíveis patologias mais graves no futuro.

Entre essas patologias está a escoliose, uma deformidade que pode afetar a coluna vertebral em qualquer fase da vida, mas que aparece principalmente a partir dos dez anos de idade, tendo seu avanço associado ao estirão do crescimento.

Desta forma, detectar e tratar precocemente esta patologia torna mais fácil a correção e a estabilização da coluna durante a fase de crescimento, uma vez que a coluna ainda não está completamente estruturada, reduzindo assim as chances de uma possível cirurgia.

Dentro desse contexto, a RPG é indicada tanto para tratar algum problema postural ou patologia já existente, quanto para atuar na prevenção desses problemas.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, cerca de 80% da população mundial já teve ou terá dor nas costas ao longo da vida, que na maioria dos casos são decorrentes do sedentarismo e dos maus hábitos posturais que acompanham o indivíduo desde muito cedo.

Dicas para uma postura correta durante os estudos

Os estudos são responsáveis por consumir uma grande parte do tempo de crianças e adolescentes, exigindo alguns cuidados essenciais em relação a postura adotada nesses momentos, principalmente quando estiverem sentadas.

Portanto, deixo abaixo algumas dicas de como as crianças devem se posicionar na cadeira durante os estudos, tanto na escola, quanto em casa.

  • Adotar uma postura ereta e com as costas apoiadas no encosto da cadeira;
  • Sentar-se próximo a mesa de modo que os cotovelos fiquem ao lado do corpo;
  • Deixar os ombros relaxados e manter os punhos e mãos em linha reta;
  • Manter os pés apoiados no chão ou sobre um apoio para pés;
  • Manter os livros inclinados em um ângulo de 45° para facilitar a leitura.

É importante salientar também que não se deve estudar sentado no chão, deitado na cama ou se alimentando, pois além de ser desconfortável e causar dores, pode fazer com que haja uma diminuição na concentração.