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RPG para adultos

RPG para adultos

Grande parte das pessoas não conhece os danos causados pelos maus hábitos posturais, e com isso acabam se descuidando e adotando posturas inadequadas em suas atividades diárias, seja em casa, no trabalho, nos estudos, na prática de exercícios físicos, nos momentos de lazer, ou mesmo na hora de dormir, ficando suscetíveis a uma série de problemas de saúde que podem trazer limitações físicas e uma perda considerável na qualidade de vida.

E em se tratando de trabalho, podemos dizer que a rotina de grande parte dos profissionais é muito desgastante, física e mentalmente, pois a soma das tarefas diárias com um ambiente muitas vezes inadequado; a sobrecarga física e/ou a execução de atividades repetitivas por longos períodos; mais a pressão por resultados, faz com que acabem deixando de lado os cuidados com a própria postura.

O trabalho realizado por longos períodos e em posições inadequadas, pode enrijecer as articulações e encurtar os músculos, causando grandes alterações posturais, que podem se agravar se o indivíduo já possuir alguma doença crônica. Em alguns casos, conforme o local e a gravidade do problema, pode acarretar na incapacidade funcional do indivíduo.

Além desses problemas, os maus hábitos posturais podem causar dores de cabeça devido ao estresse muscular, e fadiga, que reduz o rendimento no trabalho.

Por isso, o cuidado com os hábitos posturais, não apenas no trabalho, mas em todas as atividades do dia a dia, é fundamental para evitar dores e desconfortos que podem acabar originando outros problemas de saúde mais graves e até crônicos.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, cerca de 80% da população mundial já teve ou terá dor nas costas ao longo da vida, que na maioria dos casos são decorrentes do sedentarismo e dos maus hábitos posturais que acompanham o indivíduo desde muito cedo.

Benefícios da RPG

A RPG não possui contraindicações e apresenta resultados eficazes no tratamento de diferentes patologias tratáveis pela fisioterapia, com a vantagem de não trabalhar com procedimentos invasivos e nem fazer uso de medicamentos.

Aliás, muitas patologias que afetam a coluna vertebral são perfeitamente tratáveis com a RPG, mas devido à falta de informação das pessoas sobre o tratamento, elas acabam optando por procedimentos cirúrgicos, que envolvem maiores riscos.

E o tratamento com a RPG não ajuda simplesmente a solucionar problemas já existentes, mas também previne contra novos problemas, pois ensina o paciente a adotar cuidados posturais em qualquer ocasião. Além disso, o tratamento proporciona o aumento da consciência corporal e o alívio de tensões e do estresse.

Atualmente a RPG tem sido também muito indicada para mulheres grávidas, durante e após a gestação, pois auxilia em uma gravidez menos incômoda e mais saudável.

 

RPG nos esportes

A RPG tem sido muito aplicada em atletas, tanto no tratamento de lesões já existentes, quanto na prevenção de novas lesões, possibilitando uma maior consciência corporal por parte dos atletas e consequentemente ajudando na melhora do desempenhos em treinamentos e competições.

Benefícios da RPG para atletas de alto rendimento

  • Corrige os problemas posturais, diminuindo o cansaço e melhorando o rendimento;
  • Melhora o funcionamento de grupos musculares evitando desgastes articulares;
  • Aumenta sensivelmente a flexibilidade e proporciona uma maior capacidade respiratória;
  • Previne dores e lesões musculoesqueléticas decorrentes de irregularidades biomecânicas.

 

Hábitos posturais no ambiente de trabalho

Uma postura correta no ambiente de trabalho precisa ser funcional, exigindo o mínimo de esforço muscular, de modo a proteger as estruturas que suportam o corpo contra lesões ou deformidades, evitando as dores, a fadiga e garantindo assim um maior bem-estar.

Dicas para quem trabalha sentado em frente ao computador

  • Adote uma postura ereta e com as costas apoiadas no encosto da cadeira;
  • Mantenha os pés apoiados no chão ou sobre um apoio para pés;
  • Sente-se próximo a mesa, mantendo os ombros relaxados e os cotovelos ao lado do corpo em linha reta com punhos e mãos;
  • Mantenha o monitor na mesma altura dos olhos, de modo que o pescoço permaneça em uma posição neutra;
  • Faça pausas ao longo do dia para se alongar e ativar a circulação do corpo.