41 3264-6311

41 99982-6677

Rua Sete de Abril, 830 - Alto da XV

Seg - Sex 8:00 - 19:00

Top

O que é RPG?

Dra. Melissa Bertoncello / O que é RPG?

O que é RPG?

RPG é a sigla de Reeducação Postural Global, um método fisioterapêutico manual e totalmente inovador, criado e desenvolvido pelo francês Philippe Souchard e publicado em 1981, na França, após 15 anos de pesquisas no domínio da biomecânica.

O tratamento com a RPG é aplicado pelos fisioterapeutas RPGistas, através de uma série de posturas escolhidas de acordo com a avaliação e necessidade do paciente, com a função de combater e prevenir patologias ou distúrbios do sistema neuromusculoesquelético, decorrentes dos maus hábitos posturais ou provenientes de problemas morfológicos, articulares, reumáticos, traumáticos, entre outros.

As posturas trabalhadas na RPG ajudam a alongar os músculos, alinhar as articulações e decoaptar a coluna vertebral, reorganizando e reequilibrando as cadeias musculares que  sustentam a postura, possibilitando que o paciente volte a ter uma postura correta e uma qualidade de vida melhor.

Os 3 Fundamentos da RPG

A Reeducação Postural Global se baseia em 3 princípios fundamentais, que são:

Individualidade

O atendimento aos pacientes é individual e personalizado, uma vez que cada indivíduo possui um corpo único, sofrendo e reagindo de maneira diferente as agressões sofridas.

Exemplo

Imagine duas pessoas que sofrem com dores no joelho, porém uma delas é uma pessoa ativa e que pratica esportes regularmente, já a outra é uma pessoa sedentária e acima do peso, que passa muito tempo trabalhando sentada. As duas pessoas tem dores no joelho, mas a causa para a dor de cada uma provavelmente será diferente, uma vez que elas tem rotinas completamente diferentes. É essa individualidade que a RPG procura tratar.

Causalidade

A RPG trata a o indivíduo e não a doença, por isso é necessário identificar e tratar a verdadeira causa do problema, que muitas vezes está longe de onde se apresenta o sintoma.

Exemplo

Imagine uma pessoa que sofreu uma entorse no tornozelo direito, e para evitar possíveis dores, o corpo naturalmente passou a compensar essa perda de apoio do pé direito, sobrecarregando o lado esquerdo do corpo. Essa compensação acabou gerando uma tensão maior na região lombar e forçou uma inclinação da cabeça, resultando em uma nova dor, agora na região cervical.

Sendo assim, a causa do problema foi uma entorse no tornozelo, sucedida por uma série de alterações posturais inadequadas, que resultou em dores no pescoço, ou seja, é necessário tratar não apenas a região cervical, mas todo o segmento responsável pela dor.

Globalidade

Na RPG o corpo é avaliado e tratado como um todo, prevenindo o retorno de recidivas e também o surgimento de novos problemas.

Exemplo

Imagine uma pessoa com fortes dores no cotovelo e que decidiu se tratar com a RPG. Durante a sessão, o RPGista irá trabalhar não apenas o alinhamento da articulação do cotovelo e a colocação do ombro na posição ideal, mas também a correção das costas e da cabeça, para que a movimentação como um todo ocorra de maneira correta, diminuindo as chances das dores retornarem.

A RPG no Brasil e no Mundo

A RPG ganhou notoriedade mundial e científica devido a eficácia e abrangência do seu método e atualmente é utilizada por milhares de fisioterapeutas no mundo todo.

No Brasil, a RPG chegou ainda na década de 1980, mas foi após a criação do Instituto Philippe Souchard, fundado por ele mesmo em 1999, que o método ganhou força, sendo hoje reconhecido pelo COFFITO (Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional).

O Instituto possui suas sedes próprias em São Paulo e no Rio de Janeiro, onde são ministrados os cursos e também são realizados atendimentos aos pacientes.

Os cursos também são ministrados pela equipe da RPG Souchard em outras cidades do Brasil, entre elas Curitiba.